Audiccom Aparelhos Auditivos em Arroio do Tigre

Agende sua consulta gratuita!

AGENDAR
Exames e Tratamentos

Audiometria Clínica

É de extrema importância para detectar a perda auditiva, localizando e identificando o distúrbio. É referência para outros testes diagnósticos e para a escolha e planejamento do tratamento mais adequado.

A Audiometria clínica é indicada para indivíduos com queixas de dificuldades auditivas, de não compreender as pessoas, zumbido, tontura, dor ou pressão no ouvido, de incômodo com os sons altos, entre outros. Indicada também para idosos, que pelo processo natural do envelhecimento estão propensos a perda auditiva, para aquelas pessoas que escutam televisão e rádio em volume elevado, para jovens e crianças com dificuldade de aprendizagem e de compreensão, entre outros. Além disso, é utilizada como forma de prevenção e monitoramento auditivo.

Saiba Mais

Imitanciometria

O nome pode parecer complexo, mas a imitanciometria (ou impedanciometria) é um exame comum e muito importante para avaliar a saúde da sua orelha de forma geral. Geralmente, o teste é recomendado pelo especialista durante uma consulta quando há suspeita de perda da audição.

A imitanciometria pode ser realizada sozinha, como parte de uma avaliação geral da audição ou em conjunto com outros exames, como a audiometria. Este exame serve para verificarmos como está a orelha média, infecções de ouvido e demais patologias situadas nesta estrutura.

O processo da imitanciometria é simples, rápido, minimamente invasivo e não apresenta riscos para os pacientes. Além disso, não exige nenhum feedback do paciente para ser preciso, por isso é recomendado para todas as faixas etárias, inclusive crianças e bebês.

Saiba Mais

Teste da Orelhinha (EOA)

O teste, emissões otoacústicas, faz parte da triagem auditiva neonatal e deve ser realizado em todos os bebês de preferência até o primeiro mês de vida. Tem como objetivo avaliar o órgão responsável pela audição (cóclea) de uma forma segura, prática, rápida e indolor. A análise dos registros traz informações a respeito da funcionalidade deste órgão, de acordo com a presença ou não das emissões otoacústicas evocadas.

Para realização do exame é ideal que o bebê esteja alimentado e em sono natural, ou o mais calmo possível e em silêncio, pois a captação e registro das respostas são sensíveis a ruídos externos.

Saiba Mais

Fonoterapia

A fonoterapia tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as alterações de linguagem oral e escrita, fala, voz, deglutição, motricidade oral e audição. O tratamento é realizado pelo fonoaudiólogo, que é capacitado a atender bebês, crianças, adultos e idosos, com as mais diversas alterações.

O processo se inicia com uma avaliação e o tempo de tratamento e a duração das sessões são combinados após o primeiro encontro, dependendo das alterações diagnosticadas.

O QUE A FONOTERAPIA PODE TRATAR?

  • Atraso e trocas na fala, alterações de linguagem e dificuldade de aprendizagem;
  • Gagueira;
  • Alterações de deglutição (disfagia: dificuldade para engolir);
  • Alterações miofuncionais (respiração oral, bruxismo, tratamento complementar ao uso de aparelhos ortodônticos, paralisia facial, entre outros);
  • Alterações congênitas (fissura labiopalatina), síndromes down e outras, deficiência mental, câncer de cabeça e pescoço no pré e pós operatório, doenças degenerativas como a esclerose múltipla, entre outros;
  • Seqüelas decorrente de acidente vascular cerebral (disfagia/afasia);
  • Alterações vocais (rouquidão, abuso vocal, paralisia de pregas vocais, entre outros);
  • Aprimoramento vocal para profissionais da voz como cantores, professores, radialistas, entre outros;
  • Aprimoramento da oratória.
Saiba Mais

EQUILÍBRIO - Reabilitação vestibular

Tem por objetivo promover a recuperação funcional do equilíbrio. A reabilitação vestibular depende dos resultados encontrados na vectoeletronistagmografia e na videonistagmoscopia. Quando diagnosticada a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), realiza-se a manobra de reposição canalítica, que consiste em realizar diferentes movimentos rápidos com a cabeça e com o corpo. Em outros tipos de alteração é realizada a reabilitação vestibular individualizada, no qual o paciente é orientado a realizar exercícios que estimulam o labirinto. O número de sessões varia de acordo com os resultados encontrados nos exames e da evolução do tratamento.

Saiba Mais
ESCUTE O QUE A VIDA TEM DE MELHOR